segunda-feira, 11 de maio de 2009

um aviso aos navegantes:

quando vejo outros blogs, sempre me deparo com um engajamento político, uma crítica social, uma reflexão psicológica, ou coisas do tipo. não posso dizer que farei o mesmo. ou então que farei o mesmo igualmente. não tenho conhecimentos tão fundamentados, que não sejam das minhas próprias vivências ou retirados do meu próprio ponto de vista. não que eu seja uma alienada do que se passa a minha volta. mas não me aprofundo em muitas coisas, só as que despertam, além do normal, o meu interesse. e meu interesse é de fato bastante diversificado e atento. já ouvi falarem que quem sabe de tudo um pouco, não sabe nada. e também que, quem sabe muito de alguma coisa, acaba por deixar outras que talvez fossem mais interessantes ou que acrescentassem mais. o perfeito seria saber muito de tudo. mas eu, uma relis mortal, então fico entre essas duas espadas. quero dizer que os assuntos serão variados e não procurem por aqui uma mente brilhante. não me encaixo nem um pouco nos rótulos dos jovens que com suas palavras poderiam salvar o mundo (o que acho que poderiam de verdade). quem me dera. eles fazem parte da minhas estante de admiração. mas definitivamente, não os sou. e quanto as conclusões, nada de finais sábios e filosóficos. não sei fazer conclusões. acho que, pra mim, nunca alguma coisa esta concluída. sempre tem espaço pra mais história, mais conclusão e mais pontos de vista. o que aliás, não precisa ser de várias pessoas. eu mesma mudo sem dificuldade de opinião. quando digo 'sem dificuldade' isso não quer dizer necessariamente 'com facilidade'. e muito menos que sou uma pessoa influenciável. muito pelo contrário. uma coisa que não sai das minhas frases do meu vasto vocabulário é 'eu entendo mas isso não quer dizer que eu aceite'. minhas opiniões mudam porque penso demais e acabo pensando em outras possibilidades. e para ser influenciada, é preciso que o assunto vá além do meu conhecimento. não tenho problemas de admitir quando não sei de alguma coisa e até acho isso uma forma de saber um pouco mais. só que quando tenho certeza do que digo, ai só Jesus Cristo pra me provar o contrário. bom, pra variar, me perdi. tinha uma ideia diferente do que to escrevendo aqui. por isso preciso muito rápido passar o que penso pro papel. mas com o tempo vou aprendendo a filtrar os pensamentos e traduzi-los em palavras. e pra dar um ponto-e-vírgula até a próxima escrita, digo que minha intenção não é ser lida e me tornar o best-seller dos blogs. aprendi ao longo dos meus 20 e dourados anos, que escrever é desabafar. mesmo que não lido, mesmo que não dito, tirar o que se passar dentro, de qualquer maneira que seja, ajuda e muito. então peço licença pro meu assumido egoísmo e minha auto-ajuda revelada. mas assumo e revelo também que compartilhar ganhando outras maneiras de se ver algo, ajuda ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário