quinta-feira, 8 de abril de 2010

como será o amanhã..

Já dizia o ditado: o jardim do outro é sempre mais verde. Creio que esses dias tenham sido uma exceção. Digo isso porque ontem, 04/04, foi o dia que Niterói (mais Rio e região metropolitana) parou devido a uma chuva torrencial e contínua. E parou pra todos, sem discriminar raça e credo. Estamos acostumados a enchentes, desabamentos e afins, resultantes, resumidamente, de uma engenharia ambiental/urbana deficiente e fatos geológico pertinente (entre o mar e o morro, drenagem dificultada). Este último utilizado para amenizar o despreparo e o caos. Enfim, não falemos que inúmeros países se preparam até para terremoto e não entremos no quesito 'previnir é melhor que remediar'.

A princípio achei que era mais uma chuva, mais uma rua alagada, mais uma queda de energia. O problema é que o 'mais um' veio em péssima hora: a volta pra casa. Não é novidade nenhuma o estresse rotineiro após às 17:30h, o retorno de muitos após um dia de trabalho. Fluxo intenso de carros, ônibus, barcas, pessoas, e ontem, chuva. Deus sabe como meu irmão e meus pais - cada um com sua história de sobrevivência - conseguiram chegar em casa.

No aconchego do lar, por muitas vezes brinquei sobre o fim do mundo. Hoje acredito não ser muito diferente. Brincadeiras a parte, pensei: e se realmente fosse? Como de costume, esperei a chuva passar e assim sair, esticar as pernas, saudar o dia. O que não aconteceu. A chuva não passou, minhas aulas foram canceladas e meu corpo dói de tanto tempo em posição de repouso (leia-se, dormi o dia todo).

Sempre falei que no fim do mundo, já que o dia de amanhã não existiria, faria tudo que sempre tive vontade ou estava pendente. E em um dia muito parecido com tal situação, o que aconteceu?Absolutamente nada. Fazendo uma alusão a uma frase sobre café, você pode dormir quando estiver morto. Sendo assim, mesmo que o dia cinzento e som da chuva propiciem um bom sono dos justos, está na hora de colocar em prática as listas: coisa pra se fazer antes dos 30.. no elevador.. antes de morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário